Os termos neurociência, neuropsicologia e psicologia costumam confundir a os profissionais e pacientes, pois os três estão envolvidos com o mesmo objeto de estudo.
Conheça aqui os conceitos e especificidades de cada um deles e entenda melhor a diferença entre essas áreas de estudo!
Neurociência
Essa ciência busca desvendar os mecanismos do funcionamento do sistema nervoso e suas implicações no organismo em geral. É a área multidisciplinar do conhecimento que analisa o sistema nervoso para entender as bases biologicas do comportamento (Bloom). A neurociência procura formular hipóteses, desenvolver estratégias metodológicas, propor experimentos em animais e seres humanos, analisar os resultados e embasar, refutar ou reformular perguntas fundamentais sobre o sistema nervoso.
As pesquisas em neurociência iniciaram com a identificação da estrutura celular do neurônio. Depois disso, vieram os estudos sobre aprendizado e memória, neurogênese (formação de novos neurônios) e plasticidade neural (readaptação das funções cerebrais frente a um estímulo), envolvidos nos processos cognitivos.
Também constitui objeto de investigação da neurociência as pesquisas sobre os mecanismos neuronais envolvidos nos distúrbios psiquiátricos, nos transtornos e distúrbios de aprendizagem, bem como nos transtornos neurológicos.
A Neurociência busca conhecimento para adequar o funcionamento do cérebro para melhor entender a forma como esse recebe, seleciona, transforma, memoriza, arquiva, processa e elabora todas as sensações captadas pelos diversos elementos sensoriais.
Neuropsicologia
A neuropsicologia utiliza-se das descobertas da neurociência para interpretar o comportamento dos indivíduos. Sendo assim, o neuropsicólogo fará uma avaliação clínica nos indivíduos para determinar alterações nos processos cognitivos (memória, atenção, função executiva, viso-construção e percepção) e diagnosticar as disfunções cerebrais ligadas à audição, fala escrita, leitura e raciocínio lógico que são determinantes para o desenvolvimento das competências que qualificam a aprendizagem.
A avaliação neuropsicológica investigará quais estruturas cerebrais estão comprometidas e quais estão preservadas frente à manifestação dos sintomas apresentados pelos pacientes.
O neuropsicólogo é capaz de: identificar transtornos psiquiátricos (distúrbios de ansiedade, sintomas de hiperatividade em crianças, aspectos depressivos, fobias e outras desordens mentais); identificar os transtornos e dificuldades de aprendizagem, tais como dislexia, discalculia, transtornos de déficit de atenção e hiperatividade, disortografia, dislalia dentre outros.
Psicologia
Conforme Resolução 13 /2007 do Conselho Federal de Psicologia o profissional pode atuar nas áreas educacional, organizacional e do trabalho, no esporte, psicopedagogia dentre outras.
Será enfatizada neste texto a psicologia clínica que em colaboração com o Ministério do Trabalho para integrar o catálogo de profissões foi assim conceituada “área específica da saúde, colaborando para a compreensão dos processos intra e interpessoais, utilizando enfoque preventivo ou curativo, isoladamente ou em equipe multiprofissional em instituições formais e informais. Realiza pesquisa, diagnóstico, acompanhamento psicológico, e intervenção psicoterápica individual ou em grupo, através de diferentes abordagens teóricas.”.
São detalhadas 18 atribuições da clínica psicológica sendo citadas a realização e avaliação de diagnósticos e aplicação de testes para prevenção e tratamento de problemas psíquicos. Este profissional atua na complexidade psíquica em todas as faixas etária e em momentos críticos como a abordagem do paciente terminal e orientação da família.
Um das responsabilidades do profissional clínico da psicologia é o atendimento e acompanhamento de crianças com problemas emocionais, psicomotores e psicopedagógico. Citaremos dois estudos para demonstrar a importância desta área da psicologia.
Alves (2015) realizou uma pesquisa para identificar as reações emocionais dos pais que tiveram bebês pré-termo de muito baixo peso através de uma pesquisa qualitativa. Por meio de uma entrevista semi-estruturada o pesquisadora encontrou reações emocionais ligadas interrupção de gravidez precoce, ao relacionamento com a criança e a equipe de saúde. A análise da pesquisa permitiu apontar as dificuldades vividas nesta situação e como à orientação clínica do psicólogo pode ser relevante.
Já outro estudo mostra a importância da psicologia clínica no acompanhamento de adolescentes que sofreram bullying. Alkim-Carvalho (2014) avaliou e comparou os escores de problemas de comportamento de adolescentes que foram vítimas ou não de bullyng. Os resultados mostraram que as vítimas de bullyng apresentaram mais problemas de comportamento internalizastes, externalizantes e totais em nível clínico se comparados aos controles. Devido a isso ele ressalta da avaliação da percepção de todos envolvidos neste contexto, como a família, os professores e a própria vitima.
Enquanto a neurociência procura explicar os fenômenos neurais por meio de pesquisas experimentais, a neuropsicologia utiliza essas informações para fazer uma avaliação clínica e diagnosticar as alterações de comportamento. Já a psicologia clínica ocupa-se em estudar as reações emocionais e as manifestações psíquicas em todos os tipos de pacientes.
Conseguiu entender as diferenças entre os três conceitos? Qual dessas áreas é a sua preferida? Comente!
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Estou com perda de memória, transtornos de sono, e agora o olfato e o paladar extremamente alterados sinto cheiro como de acetona em cafe´álcool ou seja tudo que posso sentir é super forte e da maioria das coisas não sinto , o paladar ficou amargo sinto que o doce as vezes aparece. o Neurologista me recomendou um neuropsicólogo. Meu plano de saúde me oferece o neuro ou o psicologo e alega que não existe a profissão de neuropsicólogo.
Quero ser psicóloga, por que quero ser psicóloga! Por que gosto de escutar gosto de aconselhar gosto de saber o que se passa na cabeça das pessoas ,por que sinto que eu devo atuar nessa área.