Aprenda como equilibrar vida profissional e família

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Blog Aprenda como equilibrar vida profissional e família

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Graças a todas as conquistas femininas e à evolução da sociedade, a mulher de hoje é mais moderna, mais livre e mais autoconfiante para agir sem se preocupar com a opinião das pessoas. Por outro lado, é mais atarefada e mais estressada. Isso porque nem sempre é fácil equilibrar vida profissional e família.

A jornada diária se torna muito maior para elas, que têm de se desdobrar entre o trabalho, os afazeres domésticos e a educação dos filhos. Muitas deixam o casamento e, principalmente, a maternidade para segundo plano, já que se dedicar inteiramente ao trabalho parece ser o mais sensato a fazer.

Essa visão acaba fazendo com que a mulher entre em um circuito altamente estressante e prejudicial à saúde. Não estamos dizendo que ser assíduo e fazer o melhor que se pode no trabalho não seja bom, mas estar atento para não abrir mão da família e da vida social é necessário para que a saúde e a felicidade sejam preservadas.

Se você, muitas vezes, não sabe exatamente quais são suas prioridades; se o seu marido e seus filhos vivem cobrando mais atenção; se o seu chefe quer que você trabalhe cada vez mais e você se sente perdida e acuada no meio de todo esse “fogo cruzado”, confira 5 dicas abaixo para conciliar estes dois fatores tão importantes da nossa vida: família e trabalho.

1. Não leve trabalho para casa

Ok, não se trata de algo proibido, mas faça somente em último caso. E estamos falando em questões inadiáveis mesmo. No mais, aproveite o (pouco) tempo que você tem em casa para curtir a família.

Ir para casa e continuar trabalhando será quase como se você tivesse ficado na empresa. Seu corpo estará ali, presente com seus familiares, mas você precisará se concentrar no trabalho e não conseguirá interagir com eles. O melhor a fazer é se organizar para terminar as atividades do dia dentro do seu expediente.

Além disso, em plena era tecnológica, é comum que smartphones e dispositivos móveis emitam alertas, o tempo todo, sobre novas mensagens em seu e-mail corporativo e pedidos de colegas que ainda estão na empresa. O ideal é desligar estes alertas quando estiver em casa: relaxe um pouco e tenha em mente que, se a situação for realmente extrema, eles entrarão em contato por telefone.

2. Aproveite finais de semana e férias

Se a palavra de ordem é se desligar do trabalho quando não estiver na empresa, sábados, domingos, feriados e dias de férias devem ser sagrados e dedicados às atividades prazerosas.

E não é preciso gastar dinheiro para se divertir com as pessoas queridas: uma tarde de cinema no sofá com direito a pipoca, um passeio no parque, uma reunião em casa com os amigos: tudo isso torna a vida mais leve e agradável.

Programe suas férias com antecedência e busque fazer uma viagem com a sua família. Se você tiver um celular corporativo, o ideal é que deixe-o em casa. Já que o tempo é curto, a qualidade deve ser priorizada.

3. Saiba delegar

Seja no trabalho ou em casa, não tente bancar a Mulher Maravilha e fazer tudo sozinha. No trabalho, seja menos perfeccionista: confie em seus colegas e subordinados para que tudo seja feito de forma correta.

É claro que, se você é gestora de equipe, deve acompanhar de perto os resultados. Mas a questão que levantamos é: não se prive de ir para casa no seu horário por andar acumulando tarefas que poderiam ser desempenhadas por outros funcionários.

Em casa, vale mais ou menos a mesma regra: divida os afazeres com o seu parceiro, afinal, o seu dia provavelmente foi tão exaustivo quanto o dele e, se ambos se empenharem nas tarefas, elas serão concluídas mais cedo e ainda sobrará tempo para curtirem a companhia um do outro.

A hipótese de contratar uma diarista também não deve ser descartada. Ter uma profissional que te ajude com o serviço doméstico fará com que você tenha mais tempo livre para levar seus filhos ao cinema e tomar um chá com uma amiga, por exemplo.

4. Incorpore os jantares em família à sua rotina

Reserve pelo menos dois ou três dias por semana para jantar na companhia do seu marido e filhos. Tudo bem que muitas vezes é difícil conciliar o horário de todos os moradores da casa, mas todos devem estar dispostos a fazer um esforço.

O jantar em família é um momento de conversa, em que se torna possível dialogar e saber o que está acontecendo na vida dos entes queridos. Muitas mulheres não fazem a menor ideia de conquistas e problemas que podem estar ocorrendo no trabalho do marido ou na escola dos filhos.

E elas não são as únicas culpadas por isso: toda a família deve trabalhar em prol de reservar um tempo para passarem juntos e dialogarem sobre suas ideias, projetos e anseios. Caso contrário, correm o risco de se tornarem estranhos uns para os outros.

5. Envolva seu parceiro no trabalho

Além de ouvir o parceiro nas questões profissionais dele, fale também das suas. Ele precisa entender o que está acontecendo para que você tenha chegado tão leve ontem e tão estressada hoje. Dessa forma, evitam-se brigas por razões fúteis.

Além disso, quando o estresse estiver rolando solto na empresa, divida este momento com ele: peça conselhos e ouça o que ele tem a dizer. Além de fazer com que ele se sinta valorizado e importante para você, pode ser que juntos vocês consigam encontrar mais facilmente a solução para o que te aflige.

É importante que, por mais curto que seja o tempo, um esteja sempre disposto a ajudar ao outro e também a buscar juntos soluções para possíveis problemas dos filhos. Se o relacionamento em casa não funcionar dessa forma, a palavra “família” corre o risco de perder todo o seu sentido. E quando isso ocorre, todos os membros são prejudicados.

Se você acha que é importante equilibrar vida profissional e família e que as dicas acima podem ajudar quem ainda não sabe por onde começar, deixe seu comentário abaixo.

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