Conheça 3 técnicas de meditação e relaxamento

Blog

Blog Conheça 3 técnicas de meditação e relaxamento

Comments (0) / 21 de fevereiro de 2018 /

Na correria do dia a dia, nem nos lembramos de desacelerar e relaxar a mente por um momento. Às vezes, até queremos, mas desconhecemos quaisquer técnicas de meditação e relaxamento.

É comum levarmos todo o estresse do trabalho para casa e deixarmos que essas questões influenciem nossa convivência familiar. Para você ter uma ideia, até mesmo as crianças sentem os efeitos da sociedade imediatista na qual vivemos.

Meditar e relaxar regularmente é benéfico por diversos motivos. Trata-se de um importante exercício cerebral e emocional que permite desenvolver o autocontrole, aumentar a concentração, melhorar o raciocínio, reduzir a ansiedade e até mesmo atenuar algumas dores físicas.

Se você até entende essa importância, mas simplesmente não sabe por onde começar, listamos abaixo algumas técnicas que podem ser usadas. Confira!

1. Respiração diafragmática

Como o próprio nome já diz, trata-se de uma respiração que se concentra naquele músculo que fica próximo ao pulmão: o diafragma. Sua função é controlar a respiração, e é por isso que ele infla a cada vez que puxamos o ar.

Entretanto, no dia a dia, normalmente não o deixamos desempenhar essa função. Costumamos “travar” a respiração no tórax e assim o ar não circula pelo nosso organismo da forma que deveria.

Para praticar a respiração diafragmática, basta se manter em uma posição com a coluna ereta e inspirar profundamente até sentir o ar chegar ao diafragma. Em seguida, é só expirar pela boca, fazendo com que ele esvazie completamente, e repetir o procedimento mais algumas vezes.

2. Relaxamento autógeno

Trata-se de uma técnica que visa reduzir a tensão, a ansiedade e a depressão. A partir de uma espécie de auto-hipnose, é possível sentir o corpo relaxado.

Para praticá-la, você precisa escolher um lugar silencioso, com iluminação agradável e vestir roupas confortáveis. Você pode se manter:

  • deitado, com os braços e pernas afastados;

  • sentado em posição confortável, com os braços apoiados; ou

  • sentado em um banco sem assento, mantendo a coluna ereta.

Em seguida, você repete algumas afirmações para si mesmo, como “estou relaxado” e “meu coração bate normal e tranquilamente”. Cada uma delas deve ser realmente sentida para que seu cérebro as entenda como um comando.

3. Consciência plena

Trata-se de uma mistura de algumas vertentes de técnicas budistas, que consiste em suspender por alguns momentos todos os conceitos, imagens e juízos de valor e buscar uma compreensão mais precisa e equilibrada das coisas.

Seu uso, hoje em dia, já pode ser considerado científico, e praticá-la exige uma certa dose de concentração. Para isso, você deve se sentar em uma cadeira ou em uma almofada e manter as costas eretas, sem apoiá-las.

Em seguida, concentre-se na respiração e nas sensações, sem se deixar distrair por pensamentos ou acontecimentos. Com o tempo, você vai levar boa parte desse aprendizado para a vida diária.

Não pense que é necessário dispor de tempo para isso. Qualquer uma dessas técnicas pode ser realizada ainda que você leve uma vida extremamente agitada. Basta reservar 5 minutinhos por dia para meditar e relaxar e você verá a diferença na sua concentração e na sua tranquilidade.

E então, gostou das nossas dicas de técnicas de meditação e relaxamento? Compartilhe este post em suas redes sociais para que outros também possam se beneficiar das práticas!

Comments are closed.