Psicopata vs. sociopata: compreenda as diferenças!

Blog

Blog Psicopata vs. sociopata: compreenda as diferenças!

Comments (0) / 27 de novembro de 2017 /

Você sabe qual a diferença entre psicopata e sociopata? É normal que as pessoas confundam ambos os transtornos, já que eles possuem algumas características em comum: como tornar o indivíduo antissocial, egocêntrico e hostil.

Entretanto, existem algumas diferenças básicas entre eles. O que ocorre é que elas são relativamente sutis e, portanto, somente um profissional de psicologia ou psiquiatria é capaz de diagnosticar se o indivíduo sofre de um ou outro transtorno.

Como conhecimento nunca é demais, listamos, abaixo, algumas das características típicas de cada um deles para que você nunca mais confunda psicopata com sociopata. Confira:

1. Causas dos transtornos antissociais

Ainda existem controvérsias sobre as causas de transtornos antissociais. O fator genético normalmente está presente na maioria dos casos, mas também há o fator ambiental, no qual crianças que presenciaram cenas de violência desde pequenas ou que sofreram algum tipo de abuso estariam mais propensas a desenvolvê-los.

Ambientes familiares muito instáveis  como aqueles nos quais um dos cônjuges se ausenta após uma separação do casal  também costumam ter consequências desastrosas no fator psicológico infantil.

Normalmente, observa-se nessas crianças, desde cedo, uma incapacidade de sentir empatia. Essa característica pode, mais tarde, transformar-se em um desses transtornos antissociais.

2. Características comuns a psicopatas e sociopatas

A origem da confusão entre os dois termos está nas semelhanças dos sintomas. Desrespeitar as leis, os costumes sociais e os direitos dos outros é uma característica presente em ambos.

Tanto psicopatas quanto sociopatas também apresentam comportamento violento, sem jamais sentir culpa ou remorso por isso. Eles simplesmente agem dessa forma como se fosse algo normal.

3. Características típicas do sociopata

Sociopatas costumam ter acessos de raiva. Eles ficam nervosos e agitados facilmente e isso faz com que não consigam manter-se em um emprego, por exemplo.

Embora ignorem a sociedade e suas regras, alguns até conseguem estabelecer vínculos com um grupo de pessoas. Entretanto, o comportamento sempre será diferente dos demais. Algumas pessoas os definem como “perturbados”.

Sociopatas estão propensos a cometer crimes de forma espontânea, sem nenhum planejamento prévio.

4. Características típicas do psicopata

Psicopatas diferem dos sociopatas por serem totalmente incapazes de estabelecer vínculos com quem quer que seja. Eles, pelo contrário, são manipuladores, capazes de conquistar a confiança das pessoas, mas não sentem nenhuma empatia por elas.

Eles conseguem manter-se em um emprego, por exemplo, pois se mostram educados. Entretanto, essa “educação” nada tem a ver com boa conduta: ela é imitada do comportamento observado nos outros, com o objetivo de ganhar espaço. 

Isso faz com que nem sempre a família e os amigos consigam identificá-lo. Ele pode manter relacionamentos duradouros e fazer com que todos acreditem que é um “bom sujeito”. Além disso, seus crimes são cuidadosamente planejados: eles agem com frieza e calma, pensando em cada detalhe.

Para os psicopatas, suas vítimas não são humanas. Ele enxerga as pessoas como meros objetos que podem ser usados para sua satisfação ou diversão. Trata-se de pessoas perigosas para a sociedade, visto que dissociam emoções de ações, fazendo com que os outros não percebem quem realmente são.

O diagnóstico desses transtornos, entretanto, é feito somente por profissionais de psicologia e psiquiatria. Eles analisarão o indivíduo, aplicarão testes e levarão em conta o histórico familiar para definir de qual transtorno se trata.

E então, entendeu a diferença entre psicopata e sociopata? Para ficar por dentro de mais conteúdo como este, siga-nos nas redes sociais e acompanhe nossas atualizações! Estamos no Facebook, no Instagram e no Youtube.

Comments are closed.