Você sabe por que ocorrem as lesões cerebrais? O cérebro é a parte mais importante do corpo humano. Ele é responsável por receber impressões sensitivas e controlar todos os nossos movimentos.
O órgão é composto por diversas partes, cada qual com uma função específica. Uma lesão em qualquer dessas partes pode afetar a vida do indivíduo em diferentes proporções.
Quais são as partes do cérebro?
Para você entender melhor, vamos começar conhecendo as partes do cérebro. São elas:
- córtex: é nele que se situam cerca de 10 bilhões de corpos de neurônios — células responsáveis por conduzir os impulsos nervosos. Serve também para cobrir as circunvoluções e sulcos dos hemisférios — estruturas do cérebro;
- centro oval: trata-se de uma substância branca presente no interior dos hemisférios cerebrais. Conta com dois tipos de fibras: um deles une as regiões do córtex entre si; o outro conecta o córtex a outros centros nervosos subjacentes;
- tronco encefálico: é a base do cérebro, responsável por controlar as funções vitais, como respiração, digestão e pressão arterial. É ele que conecta o cérebro ao restante do corpo através da medula;
- cerebelo: responsável pelo equilíbrio, postura e movimento. Também influencia na coordenação;
- cérebro: reações, sentidos, emoções e lembranças estão armazenadas no cérebro. É ele a parte principal, que recebe os estímulos e envia respostas.
Quais são os tipos de lesões cerebrais?
As lesões cerebrais podem ser classificadas em:
- genéticas: influenciadas por fatores presentes nos genes. São doenças congênitas ou desenvolvidas posteriormente;
- vasculares: decorrentes da interrupção do fornecimento de sangue a determinada região cerebral. As mais comuns são provenientes de um AVC (Acidente Vascular Cerebral);
- hemorragias: aneurismas, hipertensão não controlada e malformações podem causar sangramentos que danificam as células cerebrais;
- traumas: pancadas fortes na cabeça podem causar coágulos que comprimem o cérebro;
- tumores: podem ser benignos ou malignos e costumam causar danos devido a compressão da massa encefálica.
Quais são os sinais e sintomas?
Uma lesão cerebral nem sempre é percebida de imediato. Entretanto, o paciente costuma apresentar alguns sintomas, que são: náuseas, dores de cabeça que variam de intensidade, febre, problemas na visão, alterações do entendimento e capacidade de se comunicar.
Também podem estar presentes convulsões, perda de memória, alterações na personalidade e fraqueza ou paralisia em um lado do corpo. Na presença de qualquer desses sintomas, o ideal é procurar um médico com urgência.
O que é a Lesão Cerebral Adquirida?
A lesão cerebral é denominada adquirida quando é provocada por fatores externos, como traumas e pancadas. São mais comuns do que imaginamos e podem alterar a capacidade cognitiva, a memória, o raciocínio e a percepção.
Dependendo da localização dessas lesões, elas podem interferir no estado emocional, comportamental e físico do paciente.
Há lesões cerebrais na infância?
Muitas pessoas acreditam que as crianças não correm o risco de sofrer lesões cerebrais, o que é um equívoco. Desde a nossa formação, estamos expostos a esses problemas, que nem sempre podem ser evitados.
Problemas na formação, fatores genéticos e complicações no parto podem causar essas lesões. As crianças também estão expostas a traumas, tumores, hemorragias e a temida paralisia cerebral infantil.
Entendeu como funcionam as lesões cerebrais? Leia também este artigo sobre a importância da reabilitação neuropsicológica para esses casos.
Ótimo nos da uma noção muito boa dos problemas cerebrais congênitos ou adquiridos