Você já deve ter ouvido diversas vezes que dormir o suficiente faz bem para a saúde e melhora a capacidade de concentração. Mas você sabe exatamente como ocorre o sono humano? Para alguns de nós, o “ritual” envolve até um certo mistério: todas as noites nos deitamos, “apagamos” e só retomamos a consciência no outro dia, nos sentindo renovados.
O objetivo deste post é ajudar você a entender um pouco sobre o que ocorre em nosso organismo durante esse processo. Acompanhe:
O que é o sono?
Nosso organismo segue um ciclo, denominado ciclo circadiano. A cada 24 horas, dormimos e acordamos. Isso acontece mesmo se estivermos confinados em um local onde não há acesso à contagem do tempo.
Nesses casos, pode ser que a quantidade de horas varie, mas um ciclo ocorrerá inevitavelmente a cada 24 horas. Isso acontece porque os mecanismos do sono são regulados por nosso relógio biológico, que nada tem a ver com as circunstâncias ambientais.
Durante o sono, a atividade motora é reduzida e a taxa de resposta a estímulos sensoriais também cai drasticamente. Responsável por recarregar nossas energias, esse processo se divide em cinco fases.
Quais são as fases do sono?
Fase 1
O sono ainda é leve e você pode ser acordado facilmente. Há uma desaceleração do metabolismo, mas alguns espasmos podem ser experimentados. São eles, inclusive, que o fazem sonhar com uma queda e acordar com o “impacto”.
Fase 2
Metade do tempo que passamos dormindo corresponde a essa fase. O corpo finalmente começa a relaxar e a atividade cerebral torna-se mais lenta. Ainda podem acontecer espasmos.
Fase 3
É o sono profundo, quando fica mais difícil acordar. As ondas cerebrais se alternam entre rápidas e lentas e, caso você acorde nessa fase, se sentirá desorientado por alguns minutos até retomar a consciência.
Fase 4
Funciona como um segundo estágio do sono profundo. As ondas cerebrais são lentas e completar essa fase é de extrema importância para o completo descanso. Crianças e adolescentes sofrem a ação dos hormônios do crescimento nessa etapa.
Fase 5
Também conhecida como REM (Rapid Eye Moviment — ou Movimento Rápido dos Olhos), é nessa fase que ocorre a maior parte dos sonhos. Funciona em balanço com o sono profundo, sendo que o REM aumenta à medida que chega a hora de acordar.
Por quantas horas devo dormir então?
Passamos cerca de um terço de nossas vidas dormindo. Ao ler isso associado a todos esses estágios, é natural que você esteja pensando que é preciso dormir por muito tempo. Entretanto, adultos devem dormir entre 7 e 9 horas diárias. Isso pode variar conforme a idade, atividade e estilo de vida. Bebês precisam dormir acima de 14 horas.
Sobretudo, tenha em mente que o tempo de sono não deve ser encarado como perdido. Trata-se de uma atividade importantíssima para o nosso bom desempenho em todos os setores.
E quando não dormimos bem?
A má qualidade do sono pode vir associada a distúrbios, que devem ser tratados de modo que não prejudiquem as atividades do nosso dia a dia. Os principais deles são:
- insônia: consiste na dificuldade de pegar no sono ou de dormir por horas seguidas. Geralmente causa irritação e indisposição no dia seguinte;
- apneia do sono: a respiração é interrompida por um período durante o sono. Normalmente, é causada por problemas no controle das vias respiratórias e deve ser tratada imediatamente;
- terror noturno: o paciente apresenta episódios de sonambulismo com palpitações, gritos e desespero. Ao acordar, normalmente, não se lembra de nada.
Gostou do nosso artigo e entendeu melhor como ocorre o sono humano? Confira também o nosso post sobre memórias e sua classificação do ponto de vista da neurociência!
[…] a vida pessoal, acontecimentos traumáticos, problemas de comportamento alimentar, problemas de sono, divórcio, luto, desemprego, doença própria ou de algum parente/amigo, mudança de cidade e […]