Provavelmente você já parou para pensar sobre o futuro que espera os seus filhos e as pessoas próximas a você. A tecnologia e o excesso de informação, somados ao intenso ritmo de vida fazem com que a sensação de incapacidade, por vezes, tome conta de nós quando foco é o bem-estar de quem amamos.
Ainda bem que a pós-modernidade que nos assusta, também nos aponta soluções, e, no caso dos pequenos, o coaching infantil pode nos ajudar. Com ele, podemos ajudar nossos filhos a enfrentar melhor os dilemas da vida, a ser indivíduos mais bem preparados e mais inteligentes emocionalmente.
E você conhece o coaching infantil? Sabe como ele pode deixar seu filho mais preparado para lidar com os desafios que o futuro pode lhe trazer? Pensando em você, elaboramos este artigo. Com ele você saberá o que é coaching infantil, para que serve, como funciona e os benefícios que ele pode trazer para o desenvolvimento do seu filho. Vamos lá?
O que é coaching infantil?
O coaching, de forma geral, é um método que possibilita o desenvolvimento humano em todo o seu potencial. Ele trabalha os aspectos cognitivos do ser humano e busca facilitar o aprendizado de forma geral, trabalhando sua a inteligência emocional.
Com as crianças, há metodologias que propõem o início do processo por volta dos três anos de idade. Nele, serão trabalhados aspectos atitudinais, comportamentais, a partir de vivências, brincadeiras e dinâmicas individuais e em grupos. As crianças serão estimuladas a desenvolver habilidades como a autocrítica, a lidar com a frustração entre outras possibilidades.
Para que serve?
O coaching infantil contribui para o desenvolvimento saudável da criança a partir de ferramentas que identificam os maus comportamentos e os possíveis problemas em seu desenvolvimento.
Uma vez identificados os pontos que precisam ser melhorados, traça-se um projeto para resolver as questões apontadas.
Dificuldade escolar, timidez excessiva, hiperatividade, agressividade, apatia, ansiedade, déficit de atenção etc – são alguns exemplos de problemas que o coach infantil pode lhe ajudar a resolver.
Esse método também auxilia as crianças a desenvolver habilidades importantes, tais como: inteligência emocional, autocrítica, boa comunicação, boa interação social etc.
Como funciona?
O primeiro passo é realizar uma entrevista com os pais da criança. Essa é a porta de entrada para que o coach possa conhecer melhor os comportamentos e a personalidade do seu filho .
O segundo passo é a avaliação da criança por meio de exames e testes. Essa etapa exige um acompanhamento multidisciplinar. Existem alguns campos do conhecimento que são primordiais nesse processo. Um dos principais deles é a neuropsicologia.
A neuropsicologia é uma área que pesquisa os comprometimentos cognitivos, emocionais e de personalidade em sua relação com o cérebro.
No caso das crianças, as avaliações neuropsicológicas ajudam a identificar as dificuldades no aprendizado, o desenvolvimento neuronal, além de problemas comportamentais e emocionais.
O terceiro passo é fazer um projeto terapêutico, tendo em vista o que foi identificado na entrevista com os pais e na avaliação da criança.
Quais os benefícios para o desenvolvimento da criança?
Os benefícios do coaching para criança são muitos. Listamos alguns para você.
-
Eliminação de comportamentos limitantes para a educação e para a vida familiar.
-
Identificação e tratamento distúrbios cognitivos.
-
Melhor compreensão e gerenciamentos das emoções, logo o desenvolvimento de sua inteligência emocional.
-
Aprimora as habilidades sociais, tal como uma melhor comunicação.
-
Aprende a lidar com os imprevistos e as dificuldades comuns na infância, tais como: autoconfiança, timidez, medos etc.
-
Melhora a atenção, uma importante habilidade para o sucesso escolar.
Os resultados positivos do coaching infantil para um desenvolvimento saudável em todo o seu potencial são notáveis. O fruto desse trabalho repercute ainda para as próximas fases da vida da criança. Ela estará melhor preparada para os conflitos emocionais comuns na adolescência e para o equilíbrio emocional que a vida adulta requer diante da pressão das responsabilidades.
Já conhecia o coaching infantil? O que você achou do método? Compartilhe aqui nos comentários a sua opinião.